Sábado, 27 de Novembro de 2021 17:18
83 991878740
Cotidiano PASSAPORTE DA VACINA

Secretário de Saúde diz que passaporte de vacina na Paraíba vai exigir esquema vacinal completo

Geraldo Medeiros afirmou que já foram acertados alguns critérios para a regulamentação.

28/10/2021 11h53
Por: Redação Fonte: com informações do ClickPB
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O governador João Azevêdo (Cidadania) vai assinar até esse fim de semana o decreto que regulamenta a Lei nº 12.083, que institui o "passaporte da vacinação" na Paraíba. A informação foi dada pelo secretário de Saúde, Geraldo Medeiros nesta quinta-feira (28). 

De Brasília, onde se reuniu com secretários de Saúde de outros estados, Geraldo afirmou que já foram acertados alguns critérios para a regulamentação, como a obrigação do esquema vacinal completo.

"O governador estava em Brasília e retornou ontem à noite. Então, acho que até o fim de semana já esteja assinada a regulamentação. Nós temos nos comunicado e temos mais ou menos definido que o passaporte vacinal vai ser completo, ou seja, com a primeira e segunda dose para acesso a bares, restaurantes e espaços fechados", afirmou.

A medida estabelece a exigência do comprovante de vacinação para entrar em estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, shows, entre outros ambientes de lazer. Além disso, as pessoas que se recusarem a se vacinar não poderão se inscrever em concurso público ou assumir cargos públicos.

A comprovação de vacinação poderá ser feita através da apresentação do cartão de vacinação físico ou digital, por meio de foto, aplicativo, entre outros meios.

De acordo com a publicação, apesar das punições, a vacinação forçada ou qualquer medida invasiva sem o consentimento dos indivíduos, é proibida, sendo preservado o direito à intangibilidade, inviolabilidade e integridade do corpo humano. 

Além disso, as pessoas que apresentarem atestado médico justificando a contraindicação da vacina ficam dispensadas de seguir o que está disposto na lei.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias