Dois dias após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2026, o ex-presidente Michel Temer (MDB) defendeu que o presidente reeleito trabalhe pela pacificação do país e reúna representantes dos Três Poderes e da sociedade civil em uma “grande conversação nacional”. A manifestação foi publicada nesta terça-feira (27), com um apelo para reduzir a divisão política e melhorar o ambiente institucional.
Sem citar Lula nominalmente, Temer afirmou esperar que o próximo mandato seja marcado por uma postura capaz de conter os conflitos.
“O presidente reeleito faça o possível para impedir a agressividade que tem resultado em divisão dos brasileiros e até das instituições”, declarou. O ex-presidente também defendeu a participação de representantes da oposição nas conversas.
No início de outubro, após a confirmação do segundo turno, Temer havia declarado apoio ao senador Flávio Bolsonaro (PL), adversário de Lula na disputa presidencial. Na manifestação desta terça, o emedebista afirmou que a aproximação entre representantes do Estado e da sociedade poderia contribuir para a “tranquilização do país e um ambiente de confiança”, cenário que, segundo ele, favoreceria o crescimento econômico.
Temer também ressaltou que a harmonia entre os diferentes setores da sociedade está prevista na Constituição Federal.
“A harmonia entre todos os setores do país é fundamental e determinação da Constituição Federal”, reiterou. A proposta do ex-presidente é reunir integrantes dos Poderes, representantes da sociedade civil e forças de oposição para buscar um ambiente de maior estabilidade política após a eleição.
POLÊMICA Ex-primeira-dama de Patos, Mirna Noia gera polêmica ao posar com boné ofensivo contra Janja
POLÊMICA Leo chama de ‘intolerante’ fala de ex-presidente do Via Folia: ‘Não vamos permitir’
ELEIÇÕES 2026 Cabo Gilberto revela que não conseguiu convencer amigos de infância a votar em Flávio Bolsonaro: “Eu vou fazer o quê?”
DECLARAÇÃO Lula diz Flavio Bolsonaro fugiu do Brasil por ter “culpa na consciência”
ELEIÇÕES 2026 VÍDEO | Alfredo Gaspar reconhece resultado das eleições e declara lealdade a Flávio Bolsonaro após saída do Brasil
FLÁVIO NA MIRA Cury critica fuga de Flávio Bolsonaro aos Estados Unidos e diz que “líder não deve abandonar o barco”