Segunda, 27 de Setembro de 2021
83 991878740
Cotidiano DOAÇÃO DE SANGUE

UFPB instala posto de coleta de sangue para ajudar no abastecimento de estoques do Hemocentro

O espaço vai funcionar das 7h30 às 16h, no CRAS Clínica I.

15/09/2021 12h12
Por: Redação Fonte: Ascom UFPB
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Reitoria e do Centro de Referência em Atenção à Saúde da UFPB (CRAS), em parceria com o Hemocentro de João Pessoa, realiza, nesta quarta-feira (15), coleta de sangue no Campus I, em João Pessoa. O espaço vai funcionar das 7h30 às 16h, no CRAS Clínica I, e tem como objetivo ajudar no abastecimento dos estoques de sangue que estão baixos na Paraíba.

Os interessados em doar podem comparecer ao local, para atendimento por demanda espontânea, ou agendar, previamente, por meio do número de telefone do Hemocentro: (83) 3133-3473.

A iniciativa teve início com o projeto de extensão UFPB pela Vida, lançado pela UFPB em maio deste ano, em parceria com o Hemocentro de João Pessoa e a qual teve a adesão de outras 14 instituições de ensino superior paraibanas.

O espaço disponibilizado pela UFPB fica localizado no prédio da antiga Prefeitura Universitária, ao lado do Instituto Paraibano do Envelhecimento (IPE). “Para chegar ao local, o doador vai entrar pelo acesso do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), seguir em frente e, próximo ao Banco Santander, no Instituto Paraibano de Envelhecimento, encontrará o CRAS Clínica I, onde está localizado o ponto de coleta do Hemocentro”, explicou a Vice-Reitora Liana Filgueira, destacando que a doação de sangue é um ato de amor ao próximo.

Entre os pré-requisitos, os doadores devem ter de 16 a 69 anos, sendo que com idades de 16 e 17 anos, eles devem comparecer acompanhados de representante legal, e a partir de 60 anos se já for doador.

Também é necessário ter peso acima de 50kg, portar documento oficial com foto (exceto carteira de estudante), não ter ingerido bebida alcoólica e ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior à doação, bem como comparecer bem alimentado. Pessoas que tiveram Covid-19 também podem doar, desde que já tenham passado 30 dias da cura. Para quem foi vacinado, a orientação é quinze dias após qualquer vacina. Os públicos interno e externo da universidade podem doar.

“O objetivo é atender áreas que ficam distantes do Centro, como Bancários, áreas da zona sul e da praia, por exemplo. Pretendemos, assim, aumentar o número de doadores”, destacou a Vice-Reitora.

A diretora-geral do Hemocentro Paraíba, Shirlene Gadelha, destacou que é um prazer imenso para o Hemocentro da Paraíba ter um posto de coleta na UFPB. “Quero agradecer ao Reitor Valdiney Gouveia e Vice-Reitora Liana Filgueira por esse momento de estar aqui, pois, nossos estoques de sangue estão muito baixos”. Ela também convidou toda a população a doar. “Você pode agendar ou vir diretamente aqui para efetuar a sua doação de sangue. Sabendo que, assim, você pode salvar quatro vidas”, pontuou.

A campanha da UFPB foi motivada pela necessidade de recomposição do estoque de sangue do Hemocentro da Paraíba, que necessita de pelo menos 200 doações por dia para manter um estoque suficiente para atender às unidades hospitalares e unidades de pronto atendimento (UPAs).

Segundo Shirlene Gadelha, o maior déficit é no estoque de sangue dos tipos RH negativo, diante da necessidade de sangue para cirurgias eletivas que voltaram a ser realizadas, atendimento a pacientes transplantados e a pacientes oncológicos. “Essa demanda reprimida é o que motivou tanta redução. Não é porque os doadores deixaram de comparecer, mas porque a necessidade de doação é diária”, explicou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias