Os criadores paraibanos devem ficar atentos: termina nesta segunda-feira (30) o prazo final para a atualização cadastral obrigatória junto à Defesa Agropecuária, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap-PB).
A medida vale para todos os produtores que possuem criações de animais em território paraibano.
A obrigatoriedade da atualização foi reforçada pela Portaria nº 77/2025, publicada no Diário Oficial do Estado em 30 de maio, prorrogando o prazo até 30 de junho. O procedimento é essencial para que a Paraíba mantenha o status de “Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação”, título concedido no último mês de maio pela Organização Mundial de Saúde Animal, durante evento em Paris, França.
A atualização cadastral deve ser feita por criadores de:
A gerente executiva da Defesa Agropecuária, Girlene Alencar, lembra que a atualização semestral é obrigatória, independentemente do número de animais. Já o secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, reforça que a medida traz mais segurança sanitária ao estado e fortalece a cadeia produtiva do campo.
Multa para quem atrasar: os produtores que estavam em dia com a Defesa até abril e não atualizaram o cadastro em novembro de 2024 tiveram até 31 de maio para regularizar sem pagar multa. Quem perder o novo prazo, nesta segunda-feira (30), estará sujeito à penalidade financeira.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone: (83) 99332-6663.