Segunda, 16 de Junho de 2025 12:19
83993941578
Brasil TRAMA GOLPISTA

Bolsonaro “enxugou documento” para “somente” prender Moraes, diz Cid

Tenente-coronel afirmou que o ex-presidente recebeu, leu e fez alterações em uma minuta de decreto golpista

09/06/2025 18h34 Atualizada há 6 dias
Por: Redação
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Durante seu interrogatório ao STF (Supremo Tribunal Federal), o tenente-coronel Mauro Cid afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu, leu e fez alterações em uma minuta de decreto golpista que previa a anulação das eleições de 2022. Segundo ele, Bolsonaro teria “enxugado” o texto original, retirando trechos que mencionavam a prisão de autoridades do Judiciário e do Legislativo.

“O presidente Jair Bolsonaro recebeu e leu esse documento. E fez algumas alterações no documento. De certa forma, enxugou o documento, retirando as autoridades das prisões”, disse Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Continua após a publicidade
Anúncio

A minuta, segundo Cid, previa ainda a criação de uma nova comissão eleitoral para organizar um novo pleito, mesmo após o resultado oficial que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva. “Seria produzir uma nova eleição baseada numa eleição anulada”, afirmou.

Cid disse que não se aprofundou nos detalhes do conteúdo, mas confirmou que o texto fazia menção a ministros do Supremo Tribunal Federal e a presidentes do Senado e da Câmara. Esses pontos, segundo ele, estariam ligados às medidas de exceção originalmente sugeridas — como intervenções e prisões.

O militar disse não ter se aprofundado nos detalhes do conteúdo, mas confirmou que o texto original citava autoridades do Supremo, do Senado e da Câmara. Esses nomes teriam sido retirados por Bolsonaro na tentativa de “suavizar” o decreto, mantendo, no entanto, o ataque direto a Moraes, relator dos inquéritos que envolvem o ex-presidente.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias