Segunda, 16 de Junho de 2025 13:44
83993941578
Brasil SITUAÇÃO JURÍDICA

Entenda a diferença entre asilo, exílio e refúgio no direito internacional

Termos voltaram ao noticiário com as saídas do Brasil dos deputados licenciados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carla Zambelli (PL-SP).

09/06/2025 09h04 Atualizada há 7 dias
Por: Redação Fonte: com informações do G1
Foto: reprodução
Foto: reprodução

As saídas do Brasil dos deputados licenciados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carla Zambelli (PL-SP) geraram dúvidas sobre a situação jurídica deles no exterior.

No caso de Zambelli, ela foi condenada a 10 anos de cadeia pela Justiça brasileira antes de fugir. Por isso, é considerada foragida. Ela está na Itália.

Continua após a publicidade
Anúncio

Eduardo é investigado por suspeita de tramar contra instituições do Estado brasileiro, mas não tem condenação na Justiça. Ele está nos Estados Unidos.

O direito internacional criou as figuras jurídicas do:

  • Asilo
  • Exílio
  • Refúgio

No caso de Zambelli, que já foi condenada no Brasil, ela pode sofrer extradição para cumprir a pena no país.

Entenda os conceitos abaixo:

Exílio

Pode ser aplicado quando a pessoa sai do seu país por conta própria.

A ação pode ser concretizada por meio de variados tipos de visto a ser concedidos de acordo com a vontade do país que recebe a pessoa.

Não necessariamente tem que ser configurada a perseguição política.

O Estatuto do Tribunal Penal Internacional (TPI) define a perseguição como a privação intencional e grave de direitos fundamentais, por motivos relacionados com a identidade do grupo ou da coletividade em causa, violando o direito internacional.

"Eduardo Bolsonaro, quando ele saiu do Brasil não tinha nenhum inquérito finalizado, então ele se exilou. Já a Carla Zambelli é uma foragida internacional. Há um mandado de prisão contra ela, está inadimplente com a justiça e não se enquadra em nenhum dos termos", analisa o especialista em direito internacional Bernardo Sukiennik.

Asilo

Já o asilo é concedido por um país a uma pessoa que se declara perseguida por motivos políticos em sua terra natal.

Se o país receptor entender que a pessoa é mesma perseguida, pode conceder o asilo em seu próprio território ou em uma embaixada.

A perseguição tem que ser motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou pertencimento a grupo social específico.

Os países têm obrigações legais e humanitárias de ajudar essas pessoas, conforme o direito internacional. A principal base jurídica para isso é a Convenção das Nações Unidas sobre o Estatuto dos Refugiados de 1951 e seu Protocolo de 1967.

Refúgio

É uma proteção legal internacional oferecida para grupos que estejam em situação de risco de vida e, por isso precisam migrar para outro país.

  • Quando é pedido?

Em situações de ameaça a vida, como crises climáticas, guerras civis, perseguição por raça e terrorismo.

O país receptor é obrigado a proteger contra a devolução ao país onde corre risco, além de acesso ao trabalho, educação, saúde, liberdade religiosa e à documentação legal.

Extradição

Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica. A decisão contra ela e o hacker Walter Delgatti foi unânime.

De acordo com a denúncia, a deputada orientou o hacker Walter Delgatti Neto a invadir o sistema para inserir documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Ao g1, especialistas em direito internacional afirmaram que a deputada Carla Zambelli pode ser extraditada da Itália para o Brasil, mesmo sendo uma cidadão italiana (ela diz que tem dupla nacionalidade).

Na extradição, o governo brasileiro pede para o governo italiano mandar um cidadão de volta ao Brasil para cumprir a pena. A decisão cabe ao governo da Itália.

“É um procedimento burocrático, requer tempo de análise do parlamento italiano. Envolve duas soberanias, não acho que a Itália queira comprar essa briga, ainda mais que a o Brasil tem um histórico de extradição com o país”, afirma o especialista em direito internacional Acácio Miranda.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias