O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE) emitiu uma Nota Técnica com alerta contundente: a recarga de veículos elétricos em garagens subterrâneas, sob pilotis ou em ambientes fechados de edificações existentes representa risco estrutural severo, com possibilidade de colapso parcial ou total das estruturas.
A nota responde a uma solicitação do Ministério Público de Sergipe e analisa os perigos relacionados ao aumento de temperatura em incêndios envolvendo baterias de íons de lítio — comuns em carros elétricos. Segundo o documento, essas baterias podem ultrapassar 1.000ºC em caso de incêndio, comprometendo profundamente a resistência dos materiais usados em construções tradicionais, como o concreto. A partir de 600ºC, por exemplo, o concreto perde mais da metade de sua resistência à compressão.
Além disso, os incêndios com baterias de lítio têm características específicas: difícil extinção, possibilidade de reignição espontânea e liberação de calor extremo por longos períodos. O CREA-SE alerta que as normas brasileiras ainda não contemplam integralmente essa nova realidade, especialmente no caso de edificações com alvenaria estrutural.
A orientação vale enquanto não houver adaptações normativas e estruturais adequadas para lidar com o risco crescente trazido pela popularização dos veículos elétricos.
Segundo o presidente do CREA-SE, Eng. Dilson Luiz de Jesus Silva, “é preciso agir com cautela, pois as edificações não foram projetadas para suportar esse novo tipo de sinistro, que exige resposta técnica e normativa urgente para garantir a segurança coletiva”.
A Nota Técnica se baseia em diversas normas da ABNT, incluindo a NBR 15200 (Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio), e serve como referência preventiva para legisladores, síndicos, engenheiros e gestores públicos.