Segunda, 16 de Junho de 2025 13:10
83993941578
Brasil LUTO NA FOTOGRAFIA

Sebastião Salgado, ícone da fotografia, morre aos 81 anos

Salgado ficou conhecido pela capacidade de retratar a dignidade humana e a beleza natural do planeta com imagens em preto e branco

23/05/2025 16h33 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Sebastião Salgado, um dos fotógrafos mais importantes do mundo, morreu aos 81 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, organização não-governamental dedicada à restauração ambiental, fundada por ele e sua esposa, Leila Salgado.

Salgado sofria de um distúrbio sanguíneo decorrente de um episódio de malária contraída na Indonésia. Segundo o instituto, o fotógrafo não conseguiu tratar adequadamente a doença, o que o levou a se afastar definitivamente do trabalho de campo em 2024, após declarar que seu corpo estava sentindo “os impactos de anos de trabalho em ambientes hostis e desafiadores”.

Continua após a publicidade
Anúncio

Nascido em Aimorés (MG), em 1944, Sebastião Ribeiro Salgado Júnior formou-se em Economia, mas foi na fotografia que encontrou sua linguagem mais poderosa. Começou a fotografar em 1973 e, ao longo dos anos, produziu um corpo de trabalho que se tornou referência mundial em fotografia humanista e ambiental.

Salgado ficou conhecido pela capacidade de retratar a dignidade humana e a beleza natural do planeta com imagens em preto e branco de alto impacto estético e emocional. Entre seus trabalhos mais emblemáticos estão o registro da Serra Pelada, na década de 1980; “Trabalhadores” (1993) e “Êxodos” (2000), nos quais documentou povos migrantes e deslocados em mais de 120 países.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias