Sexta, 13 de Junho de 2025 04:49
83993941578
OPINIÃO EDITORIAL

OPINIÃO | Em sucessão familiar constante, DNIT-PB entrega terceira faixa

As obras continuam em ritmo lento, com cortes de verbas, informações desencontradas e, o pior, congestionamentos constantes.

16/01/2025 16h44 Atualizada há 5 meses
Por: Redação
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Calma! Não é novidade que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes da Paraíba (DNIT-PB) ainda está longe de concluir as obras de triplicação da BR-230, no trecho entre Cabedelo e João Pessoa. As adequações, também conhecidas como "terceira faixa", que se estendem do Km 0,2 ao Km 13, foram anunciadas em 2016 e iniciadas em 2017.

Logo, a terceira faixa em questão é a de superintendente do órgão na Paraíba, que tem vivido constantes trocas de comando. Em um curto período de tempo, a superintendência do DNIT-PB já passou por três mudanças, em um esquema de sucessão familiar. Embora o nome de quem assume seja alterado, a situação parece não se transformar.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os fatos são claros: o ex-deputado estadual Arnaldo Monteiro (MDB) foi nomeado para o cargo de superintendente. No entanto, ele deixou a função para se candidatar à prefeitura de sua cidade, Esperança, no Agreste da Paraíba. Em seguida, seu irmão, o advogado Antônio Monteiro Costa Filho, assumiu o posto. Após a derrota nas urnas, com apenas 8.884 votos, Arnaldo Monteiro retornou à superintendência nesta quinta-feira (16), "recebendo" a terceira faixa.

A grande questão é: o que mudou? A resposta é simples: nada. As obras continuam em ritmo lento, sem sinalização, com acidentes e vítimas fatais, cortes de verbas, informações desencontradas e, o pior, congestionamentos constantes, gerando enormes transtornos na mobilidade e na economia local.

É inaceitável que, em pleno 2025, um projeto tão importante siga com tanta morosidade e desorganização. Desde que começou a ser pensada a triplicação, o Brasil e o mundo passaram por diversas transformações. E a obra segue na mesmice: troca-troca de empresas e gestores, tentativa frustrada do Exército em fazer algo, e diversas visitas de ministros acompanhados de políticos engravatados no asfalto quente.

Alguns exemplos dos fatos, avanços e até tragédias que aconteceram enquanto estamos presos nesse congestionamento do DNIT:

- O Brasil passou por 4 presidentes. Dilma Rousseff foi impeachmada, e o país alternou entre governos de esquerda, centro, direita e esquerda novamente.

- A NASA descobriu, em 2018, a presença de água líquida em Marte, o que abre novas possibilidades para a exploração do planeta.

- Greve Global pelo Clima (2019): Liderada pela ativista Greta Thunberg, com milhões de jovens em todo o mundo protestando por ações mais urgentes contra as mudanças climáticas.

- Surgiu a Covid-19 (2020): A pandemia gerou lockdowns globais, milhares de mortes, mas também levou à descoberta das vacinas em tempo recorde e ao controle do vírus.

- Exploração comercial do espaço (2021): Empresas como SpaceX e Blue Origin realizaram voos espaciais comerciais, marcando um novo capítulo na exploração espacial.

- Morte da rainha Elizabeth II e invasão da Ucrânia (2022): Em fevereiro, a Rússia invadiu a Ucrânia, desencadeando uma crise humanitária e política mundial. Em setembro, a rainha Elizabeth II, a monarca mais longeva da história britânica, faleceu aos 96 anos, após 70 anos de reinado.

- Criação de órgãos artificiais (2023): Cientistas avançaram no desenvolvimento de órgãos artificiais funcionalmente viáveis, como corações impressos em 3D, para ajudar em transplantes.

- Crise climática e catástrofes naturais (2024): O ano foi marcado por eventos climáticos extremos, como incêndios florestais, enchentes e furacões mais intensos, colocando a mudança climática no centro dos debates globais.

Enquanto isso, a obra segue com métodos arcaicos e ultrapassados. A população da Paraíba e os turistas que ficam presos nessas rodovias merecem mais do que promessas vazias e uma gestão que parece não conseguir resolver os problemas reais.

O que está em jogo é a qualidade de vida de todos que dependem dessa infraestrutura.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias