Domingo, 19 de Janeiro de 2025 07:31
83993941578
Cotidiano CHUVA COM FORÇA

Sertão da Paraíba deve registrar fortes chuvas nas próximas horas, alerta AESA

No litoral e nas áreas do Brejo e Agreste, as chuvas mais significativas devem ocorrer a partir de abril.

07/01/2025 06h01
Por: Redação Fonte: com informações do MaisPB
Foto: Louise Tonet
Foto: Louise Tonet

A Paraíba inicia, neste mês, a pré-estação das chuvas. As condições afetam especialmente as regiões do Alto Sertão, Sertão, Cariri e Zona da Mata. A Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) alertou, nesta segunda-feira (6) para fortes pancadas de chuva no Sertão e no Alto Sertão da Paraíba nas próximas 48 horas.

As chuvas típicas dessa fase começam a ocorrer em janeiro, com pancadas isoladas e a presença de trovoadas. O aviso meteorológico foi divulgado pela agência com a intenção de evitar possíveis “eventos passageiros”.

Continua após a publicidade
Anúncio

A meteorologista Carmen Becker afirmou, em entrevista ao Programa Hora H, que a previsão para os próximos dias são de fortes chuvas no Sertão da Paraíba, principalmente nos períodos da tarde e noite.

“Nos próximos dias, as previsões indicam que a região do Sertão da Paraíba continuará a ser afetada por pancadas isoladas de chuva, especialmente no período da tarde e noite. Isso ocorre devido ao calor intenso durante o dia, com temperaturas mais altas, favorecendo a ocorrência dessas chuvas isoladas no fim da tarde e à noite. Nas demais áreas do estado, as chuvas, se ocorrerem, serão rápidas e também isoladas”, disse a meteorologista.

No litoral e nas áreas do Brejo e Agreste, as chuvas mais significativas devem ocorrer a partir de abril, continuando até julho, com a persistência da corrente de chuvas no leste do estado. A chegada da pré-estação de chuvas pode ser registrada a partir de nuvens carregadas que vem do estado do Ceará em direção ao Sertão da Paraíba.

Nuvens carregadas no Ceará; Foto (AESA)

A especialista ainda alertou sobre a importância de acompanhar o volume de precipitações. De acordo com Carmen, o tipo de chuva característico para as regiões do semiárido e do Sertão tende a ser forte e concentrada em curtos períodos de tempo, o que pode gerar riscos como alagamentos e deslizamentos, especialmente em áreas vulneráveis.

“Embora o volume de chuva possa variar de ano para ano, é sempre necessário que a Defesa Civil mantenha sua organização para lidar com eventuais emergências. Quando há previsão de chuvas fortes, a Aesa emite alertas meteorológicos, informando a Defesa Civil para que esta tome as medidas necessárias, de acordo com as características e vulnerabilidades da região”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias