Domingo, 19 de Janeiro de 2025 06:42
83993941578
Brasil PREMIAÇÃO

Fernanda Torres faz história e vence Globo de Ouro de melhor atriz

Fernanda concorria com grandes estrelas de Hollywood como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton, Pamela Anderson e Kate Winslet.

06/01/2025 07h57 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação
Foto: Golden Globes/X
Foto: Golden Globes/X

A brasileira Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama, neste domingo (5), por sua atuação em "Ainda estou aqui".

A vitória é inédita para o país na categoria. Fernanda concorria com Nicole Kidman ("Babygirl"), Angelina Jolie ("Maria Callas"), Kate Winslet ("Lee"), Tilda Swinton ("O quarto ao lado") e Pamela Anderson ("The last showgirl").

Continua após a publicidade
Anúncio

Em "Ainda estou aqui", uma produção original do Globoplay dirigida por Walter Salles, a atriz revive a história real de Eunice Paiva, advogada e mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva. Eunice passou 40 anos procurando a verdade sobre Rubens (interpretado por Selton Mello), seu marido desaparecido durante a ditadura militar no Brasil.

Essa é a primeira vitória do país no Globo de Ouro desde 1999, quando "Central do Brasil" venceu como melhor filme em língua estrangeira. O longa de 1998 é protagonizado pela mãe de Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, que também atua em "Ainda estou aqui".

Neste domingo, ao receber seu prêmio das mãos da atriz Viola Davis, Fernanda dedicou a vitória à mãe:

"Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia... Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte pode permanecer na vida das pessoas, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu."

"Enquanto vemos tanto medo no mundo, esse filme nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos difíceis como esses", continuou a atriz, que também fez um agradecimento a Walter Salles, diretor de "Ainda estou aqui" e "Central do Brasil". "Que história, Walter!", comemorou a atriz.

Em entrevista à GloboNews depois do resultado, Fernanda destacou a eficiência da campanha de divulgação do filme para a temporada de premiações de Hollywood. "Estamos em um trabalho muito forte. Meu nome veio vindo. A 'Variety' ajudou imensamente, 'Collider', 'Deadline'... começou uma campanha bonita", disse, citando nomes de veículos internacionais da imprensa especializada em cinema.

No Globo de Ouro 2025, "Ainda estou aqui" também concorria na categoria de melhor filme em língua não inglesa, mas o prêmio foi para o francês "Emilia Pérez", maior indicado da noite, com dez nomeações no total.

Corrida para o Oscar

O Globo de Ouro é uma das principais premiações do cinema e é considerado um "termômetro" para o Oscar. Por isso, a vitória de Torres deste domingo pode aumentar as chances da atriz para uma indicação. Para a Variety, o Globo de Ouro "consolidou o lugar dela na disputa por outros prêmios".

O Oscar acontecerá no dia 2 de março de 2025, e as indicações serão anunciadas no dia 17 de janeiro.

Na lista de pré-indicados, divulgada no dia 17 de dezembro, "Ainda estou aqui" estava entre os 15 selecionados para o Oscar de melhor filme internacional. Essa lista prévia não existe para a categoria de Melhor atriz, então ainda não se sabe se Fernanda Torres segue na corrida para o prêmio.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Montgomery José de Vasconcelos Há 2 semanas João Pessoa-PB O Globo de Ouro de Melhor Atriz é uma epifania ao Oscar/2025 dum quarto de século da Fernanda Mãe, quem chega à Fernanda Filha como se ambas já houvessem sido inscritas lá nas Tábuas de Moisés! Vale o inscrito! Quem não se inscreveu lá nessas Tábuas de Moisés, com certeza se perdeu!
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias