A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES) divulgou, nesta terça-feira (12), que o estado registrou 15.535 casos prováveis de arboviroses entre janeiro e 2 de novembro de 2024. A maioria dos casos (13.827) foi de dengue, seguida por chikungunya (1.662) e zika (86).
Até o momento, foram confirmados 11 óbitos por dengue e cinco por chikungunya, distribuídos em diversos municípios, incluindo João Pessoa, Campina Grande, Conde e outros. Não houve registro de óbitos por zika.
Em relação ao ano anterior, os casos de dengue aumentaram 110,75% e os de chikungunya subiram 22%. Já os casos de zika caíram 21%. A SES reforça a importância de eliminar focos de água parada para evitar proliferação dos mosquitos e anunciou a Semana de Mobilização Estadual contra as arboviroses, que ocorrerá de 25 a 29 de novembro.
A SES também alerta sobre a Febre Oropouche, com cinco casos confirmados na Paraíba. A doença é transmitida pelo mosquito conhecido como "maruim". O uso de repelente e telas de proteção é recomendado, principalmente para gestantes.