A Prefeitura de Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, busca captar R$ 85 milhões para um projeto de engordamento da faixa de praia, que visa conter o avanço do mar. Com o recente reconhecimento do estado de calamidade pública pela Assembleia Legislativa, o município passa a ter acesso facilitado a recursos federais e estaduais.
Segundo Wenisson Medeiros, coordenador da Defesa Civil Municipal, a prefeitura tem usado pedras para frear o avanço das águas nas áreas mais afetadas, mas a solução não tem se mostrado eficiente. “Temos conseguido retardar o avanço do mar, mas a medida definitiva é o alargamento da faixa de areia. Estudos já foram realizados para viabilizar essa intervenção”, explicou Medeiros ao Portal MaisPB.
Os estudos também garantem que o projeto não trará impacto aos recifes de corais da região, preservando o ecossistema local. Mesmo assim, o Ministério Público Federal recomenda prudência, alertando que um planejamento inadequado poderia gerar riscos adicionais ao município.
VEJA TAMBÉM
Assembleia decreta estado de calamidade em áreas afetadas pela erosão costeira na Baía da Traição