A vasectomia é um procedimento cirúrgico simples que impede o transporte de espermatozoides, promovendo um método seguro e eficaz de planejamento familiar. Realizada com anestesia local e sem necessidade de internação, a vasectomia é rápida, e a recuperação ocorre de forma tranquila.
De acordo com Késsio Brito, coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vasectomia possibilita que homens assumam um papel mais ativo na contracepção, contribuindo para a saúde reprodutiva do casal.
“A vasectomia é uma das estratégias ativas de planejamento familiar, onde o homem terá sua participação mais efetiva na decisão conjunta de quantos filhos terá ou até mesmo se deseja ou não ter filhos. Com um procedimento simples e sem efeitos adversos, ele poderá contribuir com a parceira e, desta maneira, diminuir o número de procedimentos a que muitas vezes a mulher se submete, como a laqueadura”, explicou Brito.
Em João Pessoa, o procedimento está disponível na Rede Municipal de Saúde para homens maiores de 21 anos ou que tenham dois filhos vivos. Aqueles interessados devem buscar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima ou o Hospital Municipal Santa Isabel. Para o cadastro, é necessário apresentar um documento pessoal com foto, o Cartão SUS e um comprovante de residência.
O candidato passará por uma avaliação completa com a equipe de saúde, que inclui desde a análise de elegibilidade até a realização da cirurgia, garantindo o suporte necessário para um planejamento familiar mais equilibrado e seguro.