Terça, 12 de Novembro de 2024 00:27
83993941578
Cotidiano TRANSPLANTE

Paraíba registra décima doação de coração em 2024

O doador foi um jovem de 22 anos, vítima de um traumatismo craniano grave.

05/10/2024 00h29
Por: Redação
Foto: reprodução
Foto: reprodução

A Central Estadual de Transplantes da Paraíba registrou, na tarde da última quinta-feira (3), a 10ª doação de coração do ano, no Hospital de Trauma de Campina Grande, sendo o sétimo procedimento realizado na unidade em 2024. Além do coração, foram doados outros órgãos e tecidos, beneficiando e transformando a vida de seis pessoas.

O doador foi um jovem de 22 anos, vítima de um traumatismo craniano grave (TCE), causado por um acidente de moto. Ele estava internado na UTI desde o dia 30 de setembro, até que teve a morte encefálica confirmada na última quarta-feira (2). Em um gesto emocionante, o pai do jovem afirmou que a doação seria o que seu filho desejaria: "A gente tinha que fazer isso, porque agora um pedacinho do meu filho vai estar dando vida a muitas pessoas, e ele tinha o coração muito bom, tenho certeza que essas pessoas vão ser abençoadas", disse.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com a autorização da família, foram doados, além do coração, o fígado, os rins e as córneas. A cirurgia de captação começou por volta das 14h30, com o coração sendo transportado de helicóptero para Pernambuco, onde o receptor, um homem de 61 anos, aguardava. O fígado e o rim esquerdo foram encaminhados para João Pessoa, para duas mulheres de 59 e 53 anos, respectivamente. O rim direito foi transplantado em uma paciente pernambucana de 48 anos, e as córneas foram enviadas ao Banco de Olhos para avaliação e posterior transplante.

A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, destacou a importância do ato de doação. "Este ato de generosidade e solidariedade é fundamental para salvar vidas, e a Central de Transplantes da Paraíba tem intensificado suas ações para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. Doação de órgãos é um gesto de amor que transforma a dor da perda em esperança para inúmeras famílias", enfatizou.

Com esta doação, a Paraíba já contabiliza 39 doações de múltiplos órgãos em 2024, resultando em 223 transplantes realizados. No estado, ainda há 645 pessoas na lista de espera por um transplante.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias