O arquiteto e urbanista Marco Suassuna lançou uma proposta audaciosa e inovadora em sua campanha rumo à Câmara Municipal de João Pessoa. Marco propõe a criação do Laboratório de Urbanismo Sustentável e Participativo (LUSP) e promete transformar o cenário urbano da capital paraibana por meio de diagnósticos detalhados e estudos técnicos desenvolvidos com a colaboração de universidades e moradores.
"Com o LUSP teremos mais assertividade no desenvolvimento de soluções urbanas sustentáveis. Realizaremos diagnósticos aprofundados dos bairros e criaremos propostas técnicas que considerem as necessidades reais da população. Com a participação ativa de instituições acadêmicas e cidadãos, o LUSP criará políticas urbanas mais eficazes e adaptadas às realidades dos lugares", afirmou Suassuna.
O candidato destacou que suas propostas envolvem a participação ativa da comunidade.
“É fundamental que as pessoas tenham voz nas decisões que afetam suas vidas e seus bairros. Faremos um mandato participativo, transparente e defenderemos uma Jampa Verde, preparada para as mudanças climáticas, com um plano de arborização próximo das moradias e mobilidade ativa e não poluente, estimulando a caminhabilidade e mais ciclovias”, concluiu.
CONFIRA O VÍDEO
Ver essa foto no Instagram
Além do LUSP, o arquiteto apresentou uma série de ideias que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas.
PRINCIPAIS PROPOSTAS
1. Dar vez e voz às pesquisas científicas: Suassuna pretende integrar as pesquisas das instituições públicas de ensino ao processo legislativo. A ideia é fundamentar as Leis Orçamentárias (PPA, LOA, LDO) com base em dados científicos atualizados, garantindo uma alocação mais eficiente dos recursos públicos.
2. Fiscalização técnica e participativa: O candidato planeja implementar um sistema de fiscalização que envolva a população na supervisão das ações do poder executivo. O objetivo é garantir a qualidade das áreas públicas, como praças e parques, além da habitação social, assegurando que os investimentos sejam eficientes e correspondam às necessidades da população.
3. Plano de Arborização e Plano Cicloviário: Suassuna propõe a elaboração de um Plano de Arborização para revitalizar os bairros, com foco inicial na Zona Sul. Além disso, pretende criar um Plano Cicloviário para promover a mobilidade sustentável e segura para ciclistas.
4. Levantamento de terras públicas: O candidato pretende realizar um levantamento detalhado das terras públicas disponíveis para direcioná-las a políticas de habitação social. O objetivo é eliminar o déficit habitacional quantitativo em 4 anos.
5. Aprovação da Lei Municipal da ATHIS: Suassuna lutará pela aprovação da Lei Municipal da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), que visa oferecer suporte técnico para a construção e reforma de habitações sociais.
6. Quadras ecológicas multifuncionais: Suassuna propõe a criação de quadras ecológicas multifuncionais que integrem moradias, hortas comunitárias, arborização, comércio local, solos permeáveis e espaços coletivos para práticas culturais.
7. Parceria com o programa Periferia Viva: O candidato deseja colaborar com o programa do Governo Federal Periferia Viva para implementar boas práticas de economia solidária, urbanização e projetos culturais nas favelas.
8. Debate sobre o Plano Diretor: Por fim, Suassuna propõe um debate com especialistas e movimentos sociais para discutir as fragilidades do recém-aprovado Plano Diretor e buscar soluções adequadas.
PERFIL
Natural da capital paraibana, Marco Suassuna é casado, pai, tutor de pets e morador dos Bancários há mais de 40 anos. Ele é arquiteto e urbanista, ativista ambiental, cicloativista e defensor do urbanismo sustentável.
No campo científico, possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPB-PRODEMA. É professor da Unifacisa e ensinou por 15 anos na UNIPÊ.
Marco tem experiência em gestão e presidiu a Associação dos Moradores do Conjunto Paulo Miranda (2016-2019), conquistando a Praça da Vitória, com espaço para crianças, equipamentos de ginástica da Academia da Terceira Idade, áreas de convivência e caminhada, iluminação em LED, espaço para cultivo de horta e jardinagem.
Na Prefeitura da Capital, desenvolveu projetos que beneficiaram a cidade através das secretarias de Planejamento e Habitação.