A paraibana Silvana Fernandes brilhou mais uma vez no parataekwondo, garantindo a medalha de bronze nas Paralimpíadas de Paris 2024. Na disputa pelo terceiro lugar, Silvana enfrentou Kamilya Dosmalova, do Cazaquistão, e venceu com um placar expressivo de 28 a 2 na categoria até 57kg, classe K44.
Com um início avassalador, Silvana dominou a luta do começo ao fim, chegando a abrir uma vantagem de 28 a 0. A cazaque Dosmalova só conseguiu marcar seu único ponto quando faltavam 20 segundos para o fim do combate. Esta vitória marca a segunda medalha paralímpica da atleta, que já havia conquistado um bronze na edição anterior dos jogos, em Tóquio 2020. Silvana Fernandes, que representa o Brasil com orgulho, continua a escrever sua história no esporte, mostrando determinação e talento em cada competição. Sua performance em Paris reafirma sua posição como uma das principais atletas do parataekwondo mundial.
Além de Silvana, o paraibano Petrúcio Ferreira, de 27 anos, foi tricampeão paralímpico dos 100 metros. Em uma prova de recuperação na tarde desta sexta-feira no Estádio Olímpico de Paris. Tanto Petrúcio, que é natural de São José do Brejo do Cruz, como Silvana, nascida em São Bento, recebem o patrocínio do Governo do Estado por meio do Bolsa Esporte. Com o ouro, ele é tri-campeão paralímpico, já que venceu também nos Jogos do Rio 2016 e Tóquio 2021 e Silvana leva o segundo bronze consecutivo, pois no Japão também subiu ao pódio.
“É motivo de alegria para todo o Brasil e sobretudo a Paraíba acompanhar esses dois ídolos do esporte paralímpico mundial ganharem medalhas em Paris. E ambos são beneficiários do Bolsa Esporte, mostrando o quanto o Governo do Estado investe e acredita no esporte e no paradesporto tanto de base como também de alto rendimento”, disse Lindolfo Pires, secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
Outros paraibanos em Paris
Nos Jogos Paralímpicos, que possuem 12 dias de duração, a Paraíba também está representada com: Ariosvaldo Fernandes, Cícero Valdiran e Joeferson Marinho, no atletismo; e Laissa Guerreira, na modalidade de bocha. Já no futebol de cegos, os paraibanos que compõem a seleção brasileira são: Luan Lacerda e Matheus Costa e no goalball masculino, Emerson Silva. Já Ailton Andrade estará no halterofilismo e Willians Silva no judô.