Em apenas três dias, a Operação "Praia Limpa" já autuou nove estabelecimentos que estão despejando esgotos nas galerias pluviais ou diretamente na areia das praias de João Pessoa, poluindo o meio ambiente. As autuações e embargos mais recentes ocorreram, na manhã desta terça-feira (14), quando dois quiosques no Cabo Branco foram flagrados lançando esgoto de forma irregular.
De acordo com a coordenadora de Medições Ambientais da Sudema, Samara Galvão, "Esse é um trabalho de formiguinha, abrindo galeria a galeria nas áreas que identificamos fortes indícios de lançamento de esgoto nas galerias pluviais. A gente já veio hoje pela manhã do Cabo Branco, onde autuamos e embargamos dois quiosques"
A partir das 14h desta terça-feira (14), a equipe retorna à Praia do Seixas para utilizar um robô com câmera acoplada para identificar com exatidão o estabelecimento que está lançando esgoto de forma irregular.
A Operação "Praia Limpa" contou com equipes da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).
A Sudema destacou que foram descobertas ligações clandestinas de esgoto que estão sendo lançadas nas galerias pluviais, que têm a função exclusiva de receber as águas das chuvas. Com a irregularidade, essas galerias, que lançam as águas das chuvas no mar, estão recebendo água contaminada de esgotos, o que constitui uma grave violação ambiental.
VEJA TAMBÉM
Bar do Cuscuz e quiosques são flagrados despejando esgoto em praia de JP
Esgotei realiza protesto no Busto de Tamandaré contra despejo de esgoto no mar de JP
Vereador quer CPI sobre lançamento de esgoto na orla de JP
Operação da Sudema flagra mais um quiosque despejando esgoto no mar em JP